11129278

11129278

terça-feira, 24 de março de 2009

Cachoeira do Urubu - Degradação do Paraíso



Cachoeira do Urubu - Primavera - Pernambuco



ECOLOGIA TAMBÉM É CULTURA


Situada no Município de Primavera, na mata Sul de Pernambuco, a cachoeira do Urubu é uma das mais belas cachoeiras do Brasil. Formada pela queda das águas do Rio Ipojuca, infelizmente, está com as suas águas com alto grau de poluição. O Rio Ipojuca desde as suas nascentes na divisa de PE e PB, mais precisamente no Distrito de Ipojuca no Município de Arcoverde, começa a receber esgotos e lixo a partir da Cidade de Sanharó passando depois a receber os mesmos dejetos poluentes em Belo Jardim, Tacaimbó, São Caetano, Caruaru, Bezerros, Gravatá e Chã Grande.

É em caráter de urgência que o povo e o governo de Pernambuco tomem as providência necessárias para salvar o Rio Ipojuca como também o Parque Eco-turistico da Cachoeira do Urubu. Infelizmente, já é vísivel a degradação das encostas dos montes pelo adiantado processo de erosão próximo das suas margens. A erosão é resultante de um manejo inadequado dessas áreas ocupadas por dezenas de anos pela monocultura canavieira. Torna-se necessário que o Governo de Pernambuco faça uma ampliação da área de preservação do Parque da Cachoeira do Urubu para evitar que esse tipo de exploração do solo continue a degradar as margens do Rio Ipojuca.


2 comentários:

  1. Vi e gostei.
    Já sô suspeito, embora um suspeito independente, para reconhecer a qualidade das obras que você faz.
    A verdade é que o seu blog está uma beleza, abrangendo temos relevantes à humanidade: história, família, ecologia, poesia.

    ResponderExcluir
  2. E regurgitante o desinteresse na preservação ambiental dos orgãos competentes até quando teremos que assistir a esse assassinato passivamente?
    Parabéns pelo interessante blogger Marcos,foi um prazer conhecê-lo.

    ResponderExcluir